No dia 10 de janeiro de 2011, foi inaugurada no bairro do Tapanã a Escola Municipal Professora Alda Eutrópio de Souza, tal instituição faz parte do projeto EcoEscola, o qual foi construído pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e tem como principal objetivo estimular as múltiplas inteligências que todos nós possuimos.
Escola Municipal Professora Alda Eutrópio de Souza |
O projeto EcoEscola trabalha com salas ambientes, estas caracterizam-se como espaços alfabetizadores que visam desenvolver as múltipas inteligências. Baseada nas teorias do psicólogo americano Howard Gardner e do educador brasileiro Celso Antunes, cada sala possui materiais didáticos que auxiliam na construção de atividades que exploram a criatividade, os sentidos e as habilidades dos educandos. Dentre os variados espaços, podemos citar a Sala de Jogos que desenvolve o raciocínio lógico matemático; a Sala de Música, esta tem como principal objetivo estimular a inteligência musical; a Sala de Artes que visa explorar a inteligência pictórica das crianças, além da Sala de Natureza e Sociedade que trabalha a inteligência naturalista.
A Escola Municipal Professora Alda Eutrópio de Souza, mais conhecida como EcoEscola Tapanã, foi construída numa área de 1.202,77m² e possui, além das 07 salas ambientes (característica do projeto EcoEscola), uma área de integração para as crianças realizarem atividades extra classe e a Sala de Vivências Alimentares, na qual os educandos aprendem a importância de terem uma alimentação saudável. Soma-se a isso o fato de tal instituição escolar desenvolver diversos projetos, que valorizam a Educação Ambiental e a Cultura Popular Paraense
A inauguração da Eco Escola Tapanã contou com a presença do Prefeito de Belém, Duciomar Costa, da Secretária de Educação, Therezinha Gueiros e dos educandos da referida escola, além de outros convidados que estiveram presentes para prestigiar o evento. A programação cultural ficou por conta das bandas de fanfarras e do grupo de capoeira da comunidade do Tapanã. Todos adoraram as apresentações!
A chegada de uma nova escola no bairro do Tapanã trouxe aos moradores variados benefícios, já que esta acolherá as crianças da área, tirando-as da rua e reduzindo, assim, as situações de risco a que ficam expostas. Soma-se a isso o fato de todos os funcionários da EcoEscola estarem empenhados na construção de um processo educativo diferenciado e de boa qualidade.
Texto: Denize Del-Teto
Fotos: Rosa Costa/ Acom
Reconheço a necessidade da educação infantil no bairro, contudo continuam desasistidas as comunidades do Tapanã próximas a confluência da Rod. do Tapanã e Rod. Arthur Bernardes nas outras modalidades do Fundamental I e principalmente o Ensino Fundamental II com mais de 300 crianças jogadas a escolas longínquas dos bairros de Belém. Um pergunta para vocês desta escola: Por que vocês não divulgam o endereço da Escola? Se omitem o endereço como podemos encontrá-la para por nossos filhos nela?
ResponderExcluir